Buscar
  • sermidiacomunicacao

Arquitetura sustentável: construções com steel frame proporcionam obra limpa, rápida e segura

O sistema de construção a seco é um dos utilizados nos projetos do escritório Renata Pisani Arquitetura & Interiores para obras residenciais e comerciais. Confira algumas das vantagens do método construtivo.



Você já ouviu falar no termo steel frame? Esse é um método diferenciado de construção a seco, ou seja, não utiliza cimento, água, areia, entre outros recursos necessários em uma obra convencional. Além de trazer mais economia e agilidade para o dia a dia da obra, por não gerar entulhos nem sujeiras, a técnica também proporciona muito mais sustentabilidade.


Para, então, colaborar com o meio ambiente e ainda deixar a obra mais organizada, o sistema construtivo steel frame é baseado em estruturas de aço, com materiais mais leves e 100% reaproveitáveis. Isso significa que estruturas de perfis de aço galvanizado, por exemplo, são agora utilizadas no lugar do concreto e chapas de drywall entram no lugar dos tijolos.


A arquiteta Renata Pisani, que há anos trabalha com construções sustentáveis e vem trabalhando com um projeto em steel frame, aprova o método construtivo. “Eu que venho defendendo a sustentabilidade em meus projetos, vejo muitas vantagens no steel frame, como a versatilidade que ele proporciona. Para passar um ponto elétrico, hidráulico e interno na casa, por exemplo, essa técnica facilita bastante. Também tem uma propriedade termoacústica muito superior que a alvenaria convencional”, comenta.


Sustentabilidade


Os materiais utilizados no steel frame, como o aço, gesso e lã de pet, podem ser reciclados com muito mais facilidade do que concreto, por exemplo. são facilmente recicláveis. Dessa forma, implicam em um menor desperdício de recursos e, principalmente, tornam a construção mais sustentável tanto no processo de construção quanto em casos de demolição.


Já no sistema construtivo convencional, é quase que impossível reciclar os conteúdos de uma demolição de estrutura em alvenaria, por conta da grande quantidade de misturas de materiais, como aço com concreto, concreto com pedra, entre outros.


Vantagens do steel frame


• A alta tecnologia construtiva proporciona menor margem de erro;

• Obra mais limpa e sustentável;

• Utiliza matérias-primas mais duráveis e resistentes;

• Obra mais econômica e rápida;

• Maior flexibilidade de mudança tanto durante a obra inicial, quanto para reformas;

• Materiais leves, menor custo de transporte;

• Andamento de obra independe do clima, por utilizar materiais secos;

• Maior segurança.


Confira algumas fotos de uma obra comercial que o escritório Renata Pisani Arquitetura & Interiores está gerenciando:




105 visualizações